África do Sul - Copa 2010




Localização: sul da África (Fronteira com Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia, Lesoto e Oceano Atlântico).

Capitais: Pretória, Bloenfomtein e Cidade do Cabo.




Cidades principais: Johanesburgo (6 milhões); Cidade do Cabo (3,8 milhões), Durban (3 milhões), Pretória (Tshwane - 1,8 milhões), Port Elizabeth (Nelson Mandela Bay - 1,2 milhões), Magaund (Bloemfontein - 500 mil habitantes) - Estimativa, 2010




Clima: tropical (maior parte), mediterrâneo extremo sul, árido tropical (NO), de montanha (O).

doença: A expansão da AIDS (síndrome da imuno-deficiência adquirida) é um problema alarmante na África do Sul chegando a atingir 31% das mulheres grávidas em 2005 e uma taxa de infecção nos adultos estimada em 20%.[1] A ligação entre HIV, um vírus transmitido principalmente por contato sexual, e SIDA foi negado a muito tempo pelo presidente Thabo Mbeki e pelo ministro da saúde Manto Tshabalala-Msimang, que insiste que as muitas mortes no país são causadas por má nutrição, e muita pobreza, e não pelo HIV.[2] Em 2007, em resposta a pressões internacionais, o governo fez esforços para combater a SIDA.[3] Em setembro de 2008 Thabo Moeki foi expulso pelo Congresso Nacional Africano e Kgalema Motlanthe foi apontado para o interim. Uma das primeiras ações de Motlanthe foi substituir Tshabalala-Msimang pelo atual ministro da saúde, Barbara Hogan.
Fauna
Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).
Flora
A fauna é uma das mais ricas do mundo. Na floresta equatorial há muitas aves, símios (chimpanzés e gorilas), répteis e anfíbios. Na savana, rinocerontes, girafas, elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e hienas. No deserto, chacais, insetos e répteis. Na zona mediterrânea, lebres, cabras, raposas e aves de rapina.
Mascote Copa de 2010: O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.
“Zakumi representa o povo, a geografia e o espírito da África do Sul, personificando a próxima Copa do Mundo da FIFA. Estamos certos de que teremos muita diversão com ele, que nos guiará durante a Copa das Confederações (a ser disputada em 2009) e no Mundial”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Música:

A música remixada de Wavin’ Flag, do cantor K’Naan, nascido na Somália e naturalizado canadense, foi criada pela Coca-Cola, e será a música tema oficial da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.
A Coca-Cola é patrocinadora oficial do Mundial da Fifa e editou a música original Wavin’ Flag para ficar com cara da África, mas sem deixar de lado o ritmo já tão conhecido usado em suas propagandas.
Wavin’ Flag: The Celabration Mix é um remix da trilha original do terceiro album de K’Naan, chamado Troubadour.